Sem uma gestão financeira eficaz, fica mais difícil sobreviver a períodos de crise

Todo gestor sabe que o lucro de uma companhia está diretamente relacionado ao controle financeiro que se tem sobre os negócios.

Essa gestão é fundamental em períodos de crise, como o que estamos enfrentando com a pandemia do COVID-19, quando há limitação de dinheiro no mercado.

É nessas horas que precisamos aparar arestas na gestão financeira das operações, modernizar processos obsoletos e promover melhorias. Isso, tanto para que a companhia sobreviva ao período de instabilidade quanto esteja devidamente competitiva no momento da retomada.

Existem pontos altamente estratégicos por trás dessa gestão, como o planejamento das atividades, a previsibilidade e a análise dos orçamentos e investimentos para garantir a sustentação do negócio no dia a dia, e no futuro da organização, seja em períodos aquecidos ou desafiadores.

Alguns gestores de pequenas e médias empresas ainda utilizam planilhas ou livro-caixa para fazer o controle financeiro da sua empresa, correndo risco de gerar sérios prejuízos à companhia.

É recomendado que os empresários iniciem uma mudança de mindset, aderindo a softwares de gestão empresarial para auxiliar neste processo. Assim, terão acesso a dados mais confiáveis e que os ajudem a tomar decisões mais assertivas referente ao seu negócio.

Paralelamente a isso, é fundamental fazer um trabalho de conscientização dos colaboradores envolvidos sobre esse novo momento de extrema importância da tecnologia no dia a dia, permitindo assim, inovações e melhorias dos processos interno.

Esta não é a primeira grande crise do Brasil. Certamente, não será a última. Então, é importante aproveitar o momento para corrigir processos e não perder tempo ou recursos financeiros ao descuidar do registro das operações realizadas, do planejamento financeiro ou do controle do fluxo de caixa, ou do estoque.

Se essas falhas geram prejuízos em períodos de fartura, imagine quando o momento é incerto, a concorrência está acirrada e o futuro ainda é uma incógnita?

Mais do que simplesmente mudar, investir em tecnológica na sua companhia, é promover a inovação do seu negócio.

Wisetec Tecnologia - Mais do que uma empresa de Software, trabalhamos pelo sucesso do seu negócio