(B.I.) Business Intelligence: Como a análise de dados auxilia as empresas

21/12/2020

Grandes companhias norteiam suas operações de trabalho com base em dados coletados através de ferramentas que ajudam a extrair informações estratégicas e fundamentais para tomada de decisões.

É justamente nesse sentido que entra o conceito de Business Intelligence (B.I.), conjunto de ações que visa uma interpretação mais compacta sobre as informações disponíveis, simplificando processos de tomada de decisão e planejamento estratégico.

Tão importante quanto estruturar um ambiente digital consolidado e sustentável, é ter a maturidade operacional necessária para acompanhar o crescimento do fluxo de informações e explorar seus benefícios.

Na teoria, o B.I. representa uma realidade operacional otimizada pelo uso inteligente dos dados, passando a ter segurança para detectar falhas na origem dos problemas e maximizar a utilidade dos recursos.

Através do B.I., não é preciso aguardar levantamentos de outros setores para obter informações, pois o acesso é conduzido em tempo real.

Ao contrário de modelos de análises semanais ou mensais, cuja confiabilidade é prejudicada pelo intervalo de tempo, trata-se de uma alternativa capaz de introduzir uma dinamicidade extremamente positiva no dia a dia das equipes, impactando a perspectiva estratégica do negócio como um todo.

Relacionamento com o cliente

Em tempos de Transformação Digital e um acesso facilitado à informação, os consumidores não estão alheios às novidades do mercado. Subestimar o poder de escolha e até mesmo o nível de exigência do público está fora de cogitação para os que buscam se firmar no segmento em que atuam. No entanto, como acompanhar e respeitar a evolução do usuário?

O B.I. proporciona uma análise muito mais apurada do sistema de atendimento oferecido aos clientes, coletando informações valiosas para verificar o que está ou não funcionando no relacionamento comercial. Como resultado, a empresa terá à sua disposição os artifícios ideais para compreender o perfil do consumidor, facilitando uma aproximação entre ambas as partes.

Melhores decisões e mais produtividade

Com dashboards intuitivos e painéis de controle que elucidam uma visão ampla sobre todos os setores da empresa e a própria movimentação dos dados armazenados, fica muito mais fácil visualizar os pontos de atenção da sua empresa, otimizando processos e simplificando o dia a dia dos colaboradores e gestores.

Agilidade é uma palavra condizente com o futuro empresarial e praticamente obrigatória a construção de uma cultura reativa, isto é, preparada para enfrentar as adversidades corporativas do dia a dia.